MENSAGENS RECENTES DO BLOG

28 de outubro de 2012

Roaming na Europa: preços máximos mais baixos


Custos das chamadas e SMS descem a partir de 1 de julho. Pela primeira vez, é imposta uma tarifa máxima de tráfego de dados.


Desde julho, há novas tarifas máximas nas comunicações em roaming, mais baixas do que as definidas em julho de 2011:
  • 29 cêntimos (ou 35,67, com o IVA atual) por minuto, para as chamadas efetuadas;
  • 8 cêntimos (ou 9,84, com o IVA atual) por minuto, com IVA, para as chamadas recebidas;
  • 9 cêntimos, (ou 11,07, com o IVA atual) pelo envio de uma mensagem de texto;
  • 70 cêntimos (ou 86,1, com o IVA atual) por megabyte (MB), com IVA, na transferência de dados ou navegação na Internet no estrangeiro cobrados por kilobyte utilizado.
Mantém-se a faturação ao segundo após os primeiros 30 segundos para as chamadas efetuadas e após o primeiro segundo para as chamadas recebidas.
A Comissão Europeia (CE) definiu meios para informar melhor sobre os limites preventivos nas ligações à Net a partir do telemóvel ou computador quando se encontram noutro país da União Europeia (UE): aviso por SMS, correio eletrónico ou janela instantânea no ecrã, quando a despesa com telecarregamentos de dados se estiver a aproximar do limite. A menos que tenha escolhido um limite mais alto ou mais baixo, as despesas de dados em roaming estão limitadas a € 61,50 com IVA. Terá de confirmar que não se importa de ultrapassar esse valor para continuar a utilizar os serviços de dados.
A partir de 1 de julho de 2014, será possível contratar um operador em separado para as comunicações móveis no estrangeiro, mantendo o mesmo número de telefone. Para os serviços de dados em roaming, pode escolher diretamente uma rede móvel do país visitado. Os consumidores não deverão pagar mais do que 23,37 cêntimos por minuto para fazer uma chamada, 6,15 cêntimos por minuto para receber uma chamada, 7,38 cêntimos para enviar um SMS e 24,6 cêntimos por MB para serviços de dados ou navegar na Net ou de dados, todos valores com IVA.
Em 2016, a CE vai analisar o mercado. Caso verifique que os preços não estão mais baixos, a CE pode propor a extensão dos limites de preço no roaming.
Alô férias: dicas para controlar gastos
  • O serviço de roaming não é automático em todos os países. Antes de partir, informe-se junto da sua operadora se tem roaming automático ou precisa, por exemplo, de assinar um contrato. Questione sobre os preços se existir mais do que uma operadora a fornecer o serviço.
  • Avise familiares e amigos da sua estada para evitar chamadas desnecessárias. Peça-lhes para preferirem as mensagens (não paga roaming pelas recebidas).
  • Evite ligar para o serviço de apoio ao cliente, taxado de acordo com o tarifário de roaming subscrito (considera-se uma chamada efetuada para Portugal).
  • Atenção ao voice mail: caso se encontre num país não pertencente à UE, paga pelas chamadas transferidas para este serviço. Cada mensagem de voz recebida representa duas chamadas internacionais. Para evitar estes custos nas suas deslocações, antes de viajar, cancele os encaminhamentos para o voice mail.
  • Se estiver na UE, não paga pela gravação no seu gravador de mensagens de voz, se a chamada tiver origem também na Europa. Mas tem de pagar para ouvir a mensagem.
  • No destino escolhido, verifique se foi selecionada automaticamente a rede da operadora com protocolo com a sua. Caso contrário, faça-o manualmente.
  • Utilizar o Skype ou outros serviços VoIP é uma alternativa para reduzir custos, mas não esqueça que o acesso móvel à Internet em roaming tem custos elevados. Pesquise por hot-spots Wi-Fi no aeroporto ou hotel ou por linhas de acesso fixo à Internet, por exemplo, em cafés. Outra opção: contrate temporariamente o acesso móvel à Internet junto de um operador no país visitado (cartão pré-pago).


Fonte Deco-Proteste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...