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30 de outubro de 2012

Compra de eletrodomésticos e televisões cai mais de 10%


Famílias mais prudentes no consumo, em ambiente de crise


Portugal continua a ser dos países onde as famílias mais gastam em eletrónica de consumo, mas os portugueses estão muito mais contidos na compra de televisores, hi-fi e vídeo, entre outros equipamentos. E também estão a adquirir menos eletrodomésticos.

Se já no ano passado isto se verificou nas intenções de compra, este ano a tendência veio confirmar-se, de acordo com o Observador Cetelem 2012: a descida é de 10,1% no mercado dos eletrodomésticos e de 11,8% na eletrónica de consumo.

«Também o orçamento médio por família e por famílias com rendimentos equivalentes diminuiu em ambos os mercados. No caso especifico da compra de eletrodomésticos, o budget das famílias portuguesas disponível para compras passou de 201 euros/ano para 174 euros/ano», lê-se, em comunicado. Já o orçamento para compra de produtos de eletrónica «passou de 278 euros/ano para 238 euros/ano».

Mesmo com esta contenção nos gastos, «Portugal continua a liderar o ranking das famílias com rendimentos equivalentes que mais investem em eletrónica de consumo. No ano transato, ocupavam também o primeiro lugar no pódio das compras de eletrodomésticos e este ano passaram para o segundo lugar com França a liderar».

Somos, portanto, e já há alguns anos, campeões no consumo de eletrodomésticos e de equipamentos eletrónicos, mas o facto é que, este ano «os portugueses irão poupar mais e consumir menos, o que revela uma maior prudência e cautela das famílias em geral».

Este estudo contou com a participação e pessoas com ais de 18 anos de doze países (Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia=. Foram inquiridos mais de 6.500 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país). Os inquéritos foram realizados em parceria com o gabinete de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido no terreno em Novembro/Dezembro de 2011, pela TNS Sofres. 


Fonte: www.agenciafinanceira.iol.pt

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