MENSAGENS RECENTES DO BLOG

29 de outubro de 2012

Ouro: um bom investimento a longo prazo?


O preço do ouro está novamente em alta e os nossos leitores questionam se vai atingir os 2 mil dólares ou se será um bom investimento a longo prazo, entre outras dúvidas.


É extremamente difícil prever a evolução do ouro. O valor do metal dourado depende de fatores que vão muito além da simples procura de ouro físico. A fasquia dos 2 mil dólares é principalmente uma meta psicológica.
Neste momento, há fatores que puxam o ouro em direções opostas. Por um lado, a procura da China e da Índia, os maiores “consumidores”, está em queda. Por outro, a política de taxas de juro nulas praticadas pelos principais bancos centrais cria poucas alternativas rentáveis. Mas é sobretudo o clima de incerteza que tem impulsionado o ouro. O estatuto de valor refúgio está a ser altamente valorizado e repercutido na cotação.
O ouro constitui uma boa proteção para o património num cenário mais catastrofista para Portugal e para a zona euro, que consideramos pouco provável. Com um regresso à normalidade das economias, o ouro perderá grande parte do seu interesse e a cotação tenderá a ressentir-se, o que poderá implicar perdas para os investidores. Por isso, como investimento, o ouro não tem a nossa preferência.


Ouro: preço por grama

À semelhança de outros metais, o ouro é transacionado em bolsa. Desses negócios resulta o preço internacional do ouro puro em dólares por onça. Mas se está a pensar em comprar ou vender ouro, o que lhe interessa saber é qual o preço do metal dourado em euros por grama.

Qual o valor de mercado?


1g

24K - 42,31 €
19,2K - 33,88



Fonte: Deco-Proteste

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...